Como dizer Ivory from Bone

Advertisement

O marfim é feito de presas e dentes de elefantes, baleias e outros animais. É altamente valioso, em parte porque agora é ilegal adquirir marfim de algumas fontes, como os elefantes. Artistas e fabricantes usaram faux marfim para criar esculturas e outros produtos com aparência bastante semelhante ao marfim, mas há maneiras de identificar o marfim verdadeiro se você souber o que procurar. Este artigo discute como distinguir o marfim do osso.

Método 1 À procura de textura e cor de assinatura de marfim

Como dizer Ivory from Bone

1

Segure a peça na sua mão e sinta seu peso. O marfim se sente pesado e denso quando você segurá-lo em sua mão. Pense no peso de uma bola de bilhar, que o marfim tem usado no passado; Quando você segura uma na sua mão, ela se sente robusta e sólida. Se o item em questão se sentir estranhamente leve, você pode eliminar a possibilidade de que seja marfim.

Os ossos podem ter exatamente o mesmo peso que o marfim, então, só porque a peça se sente sólida e pesada não significa que seja realmente marfim.

Se você não tem certeza se o item se sente adequadamente sólido, pesá-lo e, em seguida, compare seu peso com itens similares que você conhece como marfim. A Internet é um ótimo recurso para encontrar as dimensões e o peso dos itens de marfim.

Como dizer Ivory from Bone

2

Corra os dedos sobre o item para sentir a sua textura. O marfim é tão suave como a manteiga. Não é tão suave, mas nas mãos certas é quase tão fácil de esculpir. Se a superfície da peça estiver seca e pockmarked, pode não ser marfim. Se ele for incrivelmente suave, você pode ter marfim em suas mãos.

Como dizer Ivory from Bone

3

Examine a pátina do item e a superfície através de uma lupa. Nem sempre é possível dizer com certeza se um item é marfim olhando sob uma lupa, mas isso deve fornecer boas pistas. O marfim real é lustroso e bonito, muitas vezes com uma tonalidade ligeiramente amarelada. Também pode assumir uma pátina acastanhada causada pelos óleos daqueles que trataram isso ao longo dos anos. Se você vê manchas ou outras marcas estranhas, porém, provavelmente não é marfim. Procure os seguintes identificadores:

Linhas cruzadas. Deve haver linhas paralelas (com pequenas irregularidades) ao longo do comprimento do item. Perpendiculares a estas devem ser linhas circulares ou em forma de V conhecidas como linhas de Schreger. Estes são encontrados em todo o marfim de elefante e mamute.

A superfície possui vários pontos ou poços escurecidos? Se assim for, este é um indicador muito bom de ser um osso. Em alguns casos, o osso foi branqueado, porém, então continue executando outros testes para ter certeza.

Todo o osso tem as manchas reveladoras da medula, ou minúsculos entalhes, na superfície. Estes podem não ser visíveis a olho nu, mas você deve poder vê-los através de uma lupa. O marfim tende a ser mais suave, mais difícil e não pitted. [2]

Método 2 Fazendo o teste do Pin quente

Como dizer Ivory from Bone

1

Aqueça um pino reto. Segure-o sobre uma chama de vela ou uma chama mais leve por alguns segundos até ficar bastante quente. Você pode usar qualquer peça de metal, mas um pino é uma boa escolha, pois você não quer criar uma marca no item que você está testando.

Como dizer Ivory from Bone

2

Segure o pino na superfície do item. Escolha um ponto discreto para que você não acabe deixando uma marca ou um dente (embora se o item é marfim, isso não acontecerá).

Como dizer Ivory from Bone

3

Cheirar o lugar onde você tocou o item com o pino quente. Se o item é marfim, não deve ter nenhum perfume que não existia antes. Se é um osso, cheirá um pouco de cabelo ardente.

O marfim verdadeiro não será prejudicado por esta experiência, uma vez que é difícil e forte o suficiente para resistir ao calor. No entanto, se o objeto que você está testando for feito de plástico, a agulha quente fará um pequeno dente. Uma vez que alguns plásticos (como a baquelita) têm tanto ou mais valor do que o marfim, você pode não querer testar o teste de agulha quente até saber com certeza que o que você tem não é plástico.

Método 3 Obtendo o item testado por um profissional

Como dizer Ivory from Bone

1

Tenha o item avaliado por um revendedor de antiguidades. Os comerciantes de antiguidades manipularam centenas ou milhares de peças de marfim, osso e plástico, e geralmente são bastante adeptos de descobrir qual é o uso dos métodos descritos acima, bem como o próprio conhecimento sobre o comércio de marfim.

Certifique-se de encontrar um revendedor respeitável para avaliar o item. Não entre em qualquer loja de antiguidades; Encontre um lugar especializado em marfim para que você possa ter certeza de que a informação que você obteve está correta.

Os shows de antiguidades são um bom lugar para obter itens avaliados. Verifique on-line para saber se um show estará chegando à sua área.

Como dizer Ivory from Bone

2

Peça ao item quimicamente testado. Para deixar absolutamente nenhuma dúvida sobre a composição do seu item de marfim ou osso, leve-o a um laboratório forense e faça quimicamente testado por um cientista. A estrutura celular do marfim é diferente da do osso, mas o equipamento de laboratório é necessário para determinar qual é o que com a finalidade.

Dicas

Lembre-se de que muitos tipos de osso têm valor próprio.

Avisos

Sempre tenha uma segunda opinião antes de comprar um item "antigo". É melhor pagar um avaliador independente do que desembolsar altos montantes em dólares por uma falsificação.