Como escrever uma cena romântica

Advertisement

Especialista revisado

Se você está escrevendo uma novela de romance ou um mistério de assassinato, qualquer ficção pode incluir uma cena de romance. Cenas de romance podem aprofundar a relação entre personagens e fazer o leitor investir emocionalmente na história. Embora sejam divertidos de ler, podem ser muito trabalho para escrever. Se você planeja bem, porém, seus leitores não serão capazes de obter o suficiente!

Parte 1 Pré-planejamento de sua cena

Como escrever uma cena romântica

1

Considere o que você está com vontade de escrever. Se você está colocando seu nome em seu trabalho, você deve pensar cuidadosamente sobre o que você coloca no mundo. Lembre-se de que, uma vez que uma história está fora de suas mãos, qualquer um pode lê-lo. Especialmente se você é um escritor mais jovem, seus pais podem estar chateados se descobrissem que você escreveu uma cena de romance vaporosa. Mesmo se você é um adulto, você ainda pode proteger seus amigos ou filhos de cenas de romance mais quentes.

Como escrever uma cena romântica

2

Mantenha seu público em mente. Quem estará lendo a história em que sua cena de romance ocorre? As cenas de romance podem variar desde os primeiros beijos inocentes até o erotismo violento. Sempre que você escreve uma cena de romance, você deve imaginar como seu leitor irá responder a ela. Se você está escrevendo uma história de YA (jovem adulto) para adolescentes, você precisa considerar o quão confortável será seu leitor com sexualidade explícita. Mesmo os leitores adultos podem preferir mais romance do que raunchiness. Por outro lado, se você está escrevendo para uma audiência que veio para a história para o corte de corpete, então você quer dar-lhes o que eles esperam do gênero.

Muitos editores de romance têm diretrizes específicas sobre como "uma cena de romance" pode ser uma cena de romance, dependendo da impressão para a qual você está escrevendo. Por exemplo, o editor de romance Entangled tem uma linha "Bliss" que se concentra no romance, mas não mostra cenas de sexo [2] , mas sua linha "Brazen" se concentra fortemente em cenas de sexo e permite uma escrita mais gráfica. [3]

Se você não tem certeza sobre o nível "Steam" apropriado, leia as diretrizes de envio do seu editor. Se você ainda não tem um editor, dar uma olhada nas diretrizes ainda é útil, pois isso ajudará você a avaliar seu livro para as tendências atuais do mercado.

Como escrever uma cena romântica

3

Pense sobre o relacionamento entre os personagens. [4] Toda cena de romance é única porque ocorrem entre dois personagens específicos em um momento específico em suas vidas. Mesmo se você estiver escrevendo fanfiction sobre personagens bem conhecidos de um livro ou filme, você está colocando-os em um mundo de sua criação. Passar um longo tempo pensando sobre esses personagens e seu relacionamento. Qual é a bagagem em seu relacionamento? Como cada um deles imaginou essa cena antes de acontecer?

Quanto mais tempo você passar pensando sobre como seus personagens se sentirão no momento, mais realista será a cena quando você a escrever.

Pense sobre como os personagens se sentem sobre essa cena. Eles estão tensos? Sobre para explodir da antecipação? Tímido? [5]

Como escrever uma cena romântica

4

Defina as apostas para a cena. [6] O leitor quer que a cena seja mais do que uma interação puramente física. Também tem que ter algum tipo de conseqüência no enredo da história. Por que essa interação é importante para esses personagens? O que mudará para eles?

Um ou ambos os personagens já estão emaranhados em um relacionamento diferente?

Eles sabem que serão separados em breve? O leitor sabe que eles serão antes que os personagens conheçam?

O leitor deve ter a sensação de que os personagens vão se arrepender desta interação romântica?

Essa interação é uma maneira de expressar sentimentos que a pessoa não é capaz de expressar? [7]

Como escrever uma cena romântica

5

Considere como a cena se encaixa na história ao redor. Você não deveria escrever uma cena romântica apenas por escrever uma cena romântica. Deve promover o desenvolvimento da trama de forma significativa. Agora que você considerou o que está em jogo na cena, passar algum tempo pensando sobre o que acontecerá após a cena. Considere se há algum detalhe que você deseja aperfeiçoar nesta cena que fará com que o leitor tenha uma reação emocional mais forte depois da história. [8]

Por exemplo, em muitas novelas de romance, as cenas de romance fornecem o conflito e as formas de crescer os personagens. Um policial que tem problemas de confiança pode aprender a se tornar mais vulnerável no quarto, ou uma professora tímida pode aprender a se encarregar do que ela quer nas interações românticas. [9]

Parte 2 Escrevendo a cena

Como escrever uma cena romântica

1

Descreva a configuração. [10] A configuração pode quase ser um terceiro personagem em uma cena de romance. Se você pode dar ao leitor uma visão clara do que está em torno desses personagens, você traz a cena para a vida por eles. Antes mesmo de começar a escrever a interação, gaste algum tempo fazendo um brainstorming na configuração. Pense nos detalhes que os personagens podem notar antes, durante e depois da sua interação romântica. Considere incluir alguns detalhes que possam refletir o humor romântico, mas não se mostre bem. Na verdade, alguns detalhes decididamente não romanticos podem tornar a cena mais realista.

Os detalhes românticos podem incluir a luz suave ao amanhecer ou ao anoitecer, o som de uma calçada de balbuciar ou o aroma de uma vela de lavanda.

Menos esperados, os detalhes não românticos podem incluir o som de uma criança que chora em outra sala, a escuridão completa que impede os personagens de se verem ou o cheiro de jantar queimando na cozinha.

Você pode querer considerar sua configuração em termos do que é realista para seus personagens. A maioria das pessoas não tem tempo para acender velas e ter música de fundo suave, a menos que seja uma ocasião muito especial. [11]

Como escrever uma cena romântica

2

Escolha o ponto de vista, se necessário. Sua história pode ser dita inteiramente do ponto de vista de um único personagem ou narrador. Nesse caso, você não tem uma decisão a tomar. Mas se sua história pula de um lado para outro entre os pontos de vista de diferentes personagens, você precisa decidir quem começa a contar esta parte da história. O que é importante é que você dê um conhecimento completo e completo da experiência. Por essa razão, é melhor se concentrar na experiência de um único personagem, mesmo se você tiver um narrador onisciente. [12]

Saltar de um lado para o outro entre o que seus dois personagens e seus pensamentos e sentimentos podem sentir-se fracos e confusos. [13] Presente a experiência completa de um personagem da cena. Se você quiser, você pode mostrar o outro personagem refletindo sobre a experiência em uma cena posterior.

Alguns editores podem exigir que as cenas românticas sejam apresentadas dos pontos de vista dos seus protagonistas. [14] Se este for o caso, não repita as mesmas ações ou eventos de ambos POVS. Em vez disso, por exemplo, você pode mudar de alguém fazendo uma ação para o outro personagem reagir a ela.

Como escrever uma cena romântica

3

Inclua detalhes realistas. [15] Ao escrever qualquer cena - mas especialmente uma cena romântica - você sempre deve pensar em experiências semelhantes em sua vida. Mesmo se você nunca esteve em uma situação como essa, há poucos detalhes de diferentes experiências que poderiam trazer sua cena à vida. Por exemplo, mesmo que você tenha sido beijado apenas uma vez, em que detalhes você estava prestando atenção? Se você se lembra de se preocupar com o suor das palmas das mãos, ou que esta foi uma música ruim para ter um primeiro beijo, talvez seu personagem possa pensar isso também.

Os leitores querem ver uma cena com a qual eles podem se relacionar. Se você escreve algo puramente imaginativo e idealizado, não se sentirá acessível ou realista para eles.

Se você não tem experiência romântica, não se preocupe! Pergunte aos seus amigos sobre sua experiência, ou re-lê e assista suas cenas românticas favoritas.

Use "consciência exagerada" ao considerar a cena. Os personagens devem experimentar a cena de forma aumentada para que os leitores também possam. Não se esqueça de usar outros sentidos além da visão! Que cheiros, sons e sensações físicas seus personagens sentem? [16]

Como escrever uma cena romântica

4

Não exagere a interação. Cenas românticas podem sair da mão muito rapidamente. Está certo querer que seus personagens sejam fortemente investidos na cena. Mas, se cada detalhe do beijo está cheio de superlativos (o beijo mais doce, o fogo que atravessa suas veias), não pode haver nenhuma construção de tensão. Sua cena deve ser como a vida real: há muito acúmulo ao momento da maior tensão. O peito de sua heroína não deve começar a surgir o momento em que o herói entra na sala. Talvez ela apenas sinta o calor leve da pele que acalma.

Se você tem várias cenas românticas na história, lembre-se de que cada beijo não pode ser destruído pela terra. O leitor não responderá mais à descrição se for repetida muitas vezes.

Assim como na vida real, deve haver muitos tipos de beijos: beijos de adeus rápidos, doces beijos para o topo da cabeça, beijos persistentes e, sim, beijos que destroem a terra de vez em quando.

Como escrever uma cena romântica

5

Construa tensão com o ritmo. [17] A cena romântica deve começar antes de os personagens se tocarem. Você deve começar a mergulhar os níveis de tensão romântica antes que o leitor perceba que essa cena se tornará romântica.

Comece por descrever o humor dos personagens. Mesmo que eles não se sintam particularmente românticos, o humor aumenta o caráter da interação romântica. Por exemplo, um protagonista irritado se beijará de maneira diferente de um protagonista triste.

Pense em como o diálogo levará ao clímax da cena. O que os personagens dizem uns aos outros que acaba com os lábios de bloqueio?

Que detalhes de configuração podem adicionar à tensão romântica? Traga alguns desses detalhes que você fez um brainstorming anteriormente.

Como escrever uma cena romântica

6

Evite linguagem clichê. [18] [19] A melhor maneira de evitar a escrita clichê é poder reconhecê-la. Para reconhecê-lo, você tem que ler muito. Infelizmente, isso não pode ser feito rapidamente. Para bons escritores, a leitura é parte da vida cotidiana ano após ano após ano. Uma vez que você tenha lido cenas de romance suficientes, você poderá apanhar o idioma que parece excessivamente familiar. "Quebra de terra", "arraso", "fogo", "formigamento" - todos esses são exemplos de linguagem que um leitor de romance bem versado vai bocejar. Você quer apresentar esta cena de uma maneira que o leitor nunca viu antes. Se uma descrição vier a você com muita facilidade, há uma chance é porque você já ouviu falar antes. Seja implacável! Procure sempre o idioma mais original.

Parte do problema com a linguagem clichê é que não é concreto. Os leitores querem se imaginar na cena romance. A linguagem específica e descritiva é muito melhor do que clichês vagas e sem sentido.

Por exemplo, "Seu beijo foi destruído pela terra" na verdade não diz nada sobre como o beijo se sente. Compare com isso: "Ele deslizou as mãos nos cabelos, enviando uma faísca de eletricidade por sua espinha. Quando seus lábios se encontraram, ela afundou no calor do beijo com um suspiro". Veja o quanto mais evocativo é o que o personagem está experimentando?

Como escrever uma cena romântica

7

Use o diálogo para desenvolver a cena. [20] Nos filmes, você pode ver uma cena romântica sem diálogo. Mas na tela, o roteirista tem atores que dão emoção a tudo o que está implícito na página. Sem um ator habilidoso para dar corpo às suas intenções, você precisa de diálogo para ajudar o leitor a imaginar o que está acontecendo. O diálogo ajuda a empurrar a cena ao longo - sempre deve servir para um propósito.

Sinta-se à vontade para escrever frases grammaticamente incorretas. Mesmo que seu professor de inglês o marque em vermelho, ninguém fala perfeitamente corretamente - especialmente quando emocional.

Fale o diálogo em voz alta, talvez com um amigo tocando o outro personagem. Se o diálogo se sentir atraído e não natural, continue ajustando-o até sentir-se realista. [21]

Como escrever uma cena romântica

8

Desenvolva emoção sobre a seqüência física. [22] [23] Você pode pensar que os leitores querem ler sobre os beijos e toques físicos, mas o que eles realmente respondem é a emoção do momento. A fisicalidade de uma cena de romance deve se desenvolver ao serviço do arco emocional. Os detalhes sobre o que as mãos de um personagem estão fazendo são maravilhosos, mas eles só devem ser incluídos para levar a como eles fazem sentir o outro personagem. Quais são as conotações emocionais de mãos difíceis versus macias? Beijando os lábios de uma pessoa contra os morder? Sempre siga descrições físicas com suas repercussões emocionais.

Uma boa cena de amor não será uma peça de teatro de ", então ele a tocou lá, e então ela tocou ele, e então ... e depois ... e então". Você quer que as ações fluam juntas, mas você não precisa narrar todos os pequenos detalhes. Concentre-se em como a interação se sente para obter o maior impacto.