Como fazer Sukiyaki

Advertisement

Sukiyaki é um caldo japonês de carne e vegetais que tradicionalmente é comido durante o inverno. No Japão, porque a carne é cara e geralmente reservada para ocasiões especiais, o sukiyaki é um dos pratos consumidos durante uma festa especial ou logo após o dia de pagamento. Se você está ou não comemorando, no entanto, sukiyaki é extremamente divertido de fazer e gostos deliciosos para inicializar. Reúna seus amigos e familiares para este prato inclusivo e emocionante.

Ingredientes

Carne, vegetais e noodles

12 oz. bife de lombo ou similar, corte muito fino

1/4 de copo de sueto (gordura de carne bovina); várias colheres de sopa de óleo vegetal ou mesmo manteiga também funcionarão

8 oz. tofu yaki (grelhado); qualquer tofu firme funcionará

1 pequeno ou 1/2 repolho de Napa (chinês)

1 dúzia de cogumelos shiitake e um pacote de cogumelos enoki ; substitua cogumelos portobello se você não consegue encontrar

1 grande cebola galês ( negi ); um meio monte de cebolas verdes pequenas farão

2 cachos de folhas de crisântemo ( shungiku ); agrião, espinafre ou qualquer outro verde frondoso fará

1 pacote de macarrão ñam ( shirataki ); qualquer macarrão de arroz claro fará

1 ovo cru por pessoa (opcional)

1 pacote ou macarrão udon congelado ou fresco (opcional)

Molho Sukiyaki

1/2 xícara de causa culinária

1/2 xícara de mirin (vinho de arroz japonês semelhante ao da causa)

1/3 xícara de molho de soja

1/4 de açúcar em bruto; açúcar granulado também funciona bem

Parte 1 Preparando os Ingredientes

Como fazer Sukiyaki

1

Prepare o shirataki trazendo os macarrão shirataki para ferver depois de colocar em uma panela de água fria. Assim que os macarrão chegarem a ferver, apague o fogo e estude os noodles. Submergir shirataki em uma tigela de água fria.

O shirataki não precisa muito cozinhar. Em vez disso, o par-boiling é projetado para remover algum odor dos macarrão. Então o shirataki pode absorver o sabor completo do molho sukiyaki.

Se estiver usando outros tipos de macarrão, observe as instruções e ferva até ficarem a poucos minutos de ser al dente.

Como fazer Sukiyaki

2

Corte a carne de vaca quase tão dobrada quanto possível ou faça com que seu açougue o ajude. Sukiyaki pede uma carne muito fina. Escolha um corte de lombo marmoreado (ou similar) para obter bons resultados.

Coloque a carne no congelador por um par de horas se quiser cortar a carne de bovino. Quando dura, mas não completamente congelada, a carne é muito mais fácil de cortar muito fina.

Como fazer Sukiyaki

3

Remova os talos do repolho chinês antes de cortar as folhas. Os talos do repolho são um pouco mais fibrosos e demoram mais para cozinhar. Portanto, corte ao redor dos talos do repolho até que os talos possam ser separados das folhas. Corte os talos em pedaços de 1 polegada (ou menores). Escove grosseiramente as folhas em pedaços maiores.

Como fazer Sukiyaki

4

Prepare os cogumelos. Se você não conseguiu pegar cogumelos shiitake, corte qualquer cogumelo que tenha em pedaços de mordida. Se você conseguiu obter o shiitake, veja como tradicionalmente os prepara:

Remova o caule do shiitake com uma faca. Marque uma pequena estrela ou entre na gola do cogumelo com uma faca. Imagine uma linha reta atravessando o meio da tampa. Pegue uma faca e faça um corte angulado de 30 ° ao longo desta linha reta, cavando apenas uma pequena quantidade de carne do cogumelo, o suficiente para mostrar os brancos. Alinhe a faca na direção oposta e faça outro corte de 30 ° ao longo do outro lado da linha. Repita este processo na perpendicular para fazer uma cruz, e mais uma vez para fazer uma estrela.

Para os cogumelos enoki, simplesmente lave e corte a lâmpada da raiz para preparar.

Como fazer Sukiyaki

5

Corte o negi em pedaços de aproximadamente 1 polegada com um corte diagonal.

Como fazer Sukiyaki

6

Rasgue as folhas do shungiku da haste. Se substituir espinafres ou agrião, enxaguar bem e separar as folhas dos talos. Descarte os talos.

Como fazer Sukiyaki

7

Faça o molho sukiyaki. Em uma panela, traga 1/2 xícara, 1/2 xícara de mirin, 1/3 xícara de molho de soja e 1/4 de xícara de açúcar até ferver a fogo médio. Assim que a fervura for atingida, remova o molho sukiyaki do calor. O objetivo é queimar o álcool do bem, não reduzir o molho.

Parte 2 Fazendo Sukiyaki

Como fazer Sukiyaki

1

Aqueça uma grande panela quente em fogo médio. A maneira tradicional de cozinhar sukiyaki envolve uma panela quente de ferro ou ferro fundido com um queimador de querosene embaixo. Desta forma, o chef pode cozinhar na mesa onde ele pretende servir. Alternativamente, uma panela elétrica pode ser usada para cozinhar na mesa também.

Se você não tem uma panela quente ou uma panela elétrica para cozinhar, você pode, claro, cozinhar o sukiyaki no queimador longe da mesa. Certifique-se de escolher uma panela grande com uma tampa de acompanhamento.

Como fazer Sukiyaki

2

Coloque uma dose saudável de sueto de vaca, banha de porco ou outra gordura no pote. O sueto de carne é tradicional, mas a banha ou mesmo o óleo vegetal podem ser usados ​​se o objetivo for uma refeição mais saudável.

Como fazer Sukiyaki

3

Introduza a carne de bovino em fatias finas no pote e cozinhe até perder o rosa. Você vai manter a carne no pote enquanto os outros ingredientes cozinham, então tenha cuidado para não cozinhar demais. Uma vez que a carne de bovino perde seu rosa, mova-a para o lado da panela para que não cozinhe rapidamente.

Alguns cozinheiros apresentam um pouco do molho sukiyaki na panela enquanto cozinham a carne. [2] O molho sukiyaki irá bolha e reduzir rapidamente devido ao molho de soja.

Outros cozinheiros preferem adoçar a carne um pouco com açúcar simples enquanto frita na panela com a gordura. Não há motivo para que você não possa fazer os dois.

Como fazer Sukiyaki

4

Introduza os talos de repolho, tofu yaki e cogumelos na panela. Mantenha todos os ingredientes separados; Cada ingrediente separado deve ser agrupado na panela.

Como fazer Sukiyaki

5

Coloque o shirataki tenso no pote bem longe da carne. Uma vez que o shirataki contém um composto que torna a carne seca, segrega-a da carne enquanto todos os ingredientes estão cozinhando.

Como fazer Sukiyaki

6

Concluir colocando os ingredientes restantes no pote. Introduza as folhas de repolho, o crisântemo e as cebolas nos pontos remanescentes do pote.

Como fazer Sukiyaki

7

Adicione o restante molho sukiyaki e cubra o pote para ferver.

Como fazer Sukiyaki

8

Misture a mão com a tampa por 3 a 5 minutos, ou até que a carne esteja completamente cozida e os talos de repolho acabem de perder a crosta.

Parte 3 Servindo Sukiyaki

Como fazer Sukiyaki

1

Prepare um molho de imersão batendo um ovo para cada pessoa que está sendo servida. Tradicionalmente, um molho moído de ovos crus é servido ao lado de sukiyaki. [3] A combinação pode não soar especialmente apetitosa para os ocidentais, mas é uma combinação surpreendentemente boa, mesmo se você não está predisposto a gostar.

Se você está preocupado com ovos não cozidos com salmonela ou não gosta do sabor, omita-os. Para o que vale a pena, a salmonela é muito rara em ovos crus. [4]

Como fazer Sukiyaki

2

Mergulhe carne e vegetais em ovos crus antes de comer. Basta pegar o que quer que seja apetitoso do pote quente e mergulhe no ovo.

Se você não está comendo com familiares ou amigos íntimos, use as extremidades mais grossas de seus pauzinhos para tirar comida dos vasos comunitários. Isso é considerado educado.

Como fazer Sukiyaki

3

Continue adicionando qualquer carne e vegetais extras no pote quente enquanto você come. Se houver restos que não encontraram na primeira geração da refeição, cozinhe-os agora no caldo restante. A carne e os vegetais frondosos levam menos tempo a cozinhar do que os legumes.

Como fazer Sukiyaki

4

Se algum caldo for restrito, reserve-o e sirva nódulos udon no dia seguinte. No Japão, é tradicional usar o caldo sobrante como o caldo de macarrão udon. Se você não tem caldo suficiente, mas deseja fazer mais, use a receita para o molho sukiyaki acima e combine com o molho restante. Aqueça o caldo de volta até a ferver e, em seguida, reduza o fogo até que ferva. Se o caldo gosta muito de dominar, corte o caldo com 1/3 xícara de água e prove novamente.

Vídeo

Dicas

Para ser extremamente autêntico, você pode comprar um queimador de querosene para cozinhar na mesa.

Sukiyaki é muito amigável para crianças. As crianças gostam com açúcar extra e amor, puxando os ingredientes para fora da panela; Eles conseguem escolher o que eles gostam.

Os mercados japoneses podem ter "Sukiyaki Sets" à venda, que contêm todos os ingredientes pré-cortados, exceto para carne, tofu e molho. Isso torna a preparação de sukiyaki incrivelmente fácil, mas provavelmente não segura uma vela ao lado de sukiyaki real.

Avisos

Se você quiser usar um ovo cru, é melhor ter um intervalo orgânico / livre para evitar o risco de salmonela.

Crianças pequenas devem ser mantidas afastadas do queimador de querosene e do caldo quente.

Se você estiver usando um queimador de querosene, verifique se você está em uma área bem ventilada e não há nada inflamável na mesa.