Como prevenir cólica

Advertisement

A cólica é uma condição em que um bebê chora inconsoladamente e não pode ser acalmado, não importa o quão difícil você tente. Lidar com um bebê cólico pode ser muito desafiador e cansativo para os pais. A causa da cólica é desconhecida, no entanto, é suspeita de estar ligada à indigestão e ao gás preso dentro do estômago do bebê. Há uma série de coisas que você pode tentar evitar cólicas.

Método 1 Usando Métodos Alternativos de Alimentação

Como prevenir cólica

1

Observe o que você come enquanto amamentando. As mães são encorajadas a assistir o que comem enquanto estão amamentando. Você deve evitar comer alimentos que não são facilmente digeridos.

Isso inclui veganitos cruciferos como couve-flor e repolho, chocolate e alimentos alergênicos como soja, trigo, amendoim, ovos, peixe, nozes e lácteos.

Isso ocorre porque esses alimentos não são facilmente digeríveis e podem irritar o sistema digestivo do bebê ainda imaturo.

Como prevenir cólica

2

Mude para uma fórmula diferente. Se o seu bebê está sofrendo de cólica, é uma boa idéia tentar trocar a fórmula do bebê, pois a alimentação atual pode estar irritando a barriga do bebê.

Considere trocar da fórmula padrão contendo leite de vaca para uma que não contenha leite de vaca.

Estudos demonstraram que os bebês com cólica beneficiam de fórmulas hipoalergênicas porque diminuem os sintomas das cólicas.

Como prevenir cólica

3

Dê ao seu bebê probióticos. Estudos demonstraram que alguns bebês que sofrem de colic se beneficiam de probióticos. Os probióticos são bactérias naturais que são encontradas no sistema digestivo, que ajudam a promover a boa saúde.

É possível comprar probióticos artificiais que imitam os efeitos dos probióticos naturais. Estes podem ser adicionados à fórmula do bebê, pois são vendidos em pó ou gota.

Estudos mostraram que os bebês que foram tratados com um probiótico chamado lactobacillus reuteri choraram muito menos. [2] Os probióticos devem ser fornecidos de acordo com as instruções do fabricante.

Como prevenir cólica

4

Burp o bebê após a alimentação. É importante que você aproveite o bebê após cada alimentação, pois isso ajuda a remover qualquer vento que esteja preso no sistema digestivo.

Isso é feito segurando o bebê sobre seu ombro, sentando-se de pé no colo ou colocando-a no chão, no seu colo. O bebê é então gentilmente acariciado ou esfregado nas costas para ajudar a criar o vento.

Também é aconselhável massagear a barriga gentilmente usando movimentos no sentido horário, pois isso ajuda a mover qualquer vento ou fezes que está preso nos intestinos.

Como prevenir cólica

5

Amamentar o bebê em posição vertical. Ao amamentar o bebê, é uma boa idéia manter o bebê em posição vertical tanto quanto possível. Isso ajuda a reduzir o vento que é susceptível de fazer o bebê incomodar e aumentar a cólica.

Como prevenir cólica

6

Certifique-se de que o bebê não está a engolir o ar quando está sendo alimentado por frasco. Quando o bebê é alimentado a partir de uma garrafa, é importante garantir que o bebê não esteja engolindo o ar.

Isso pode ser feito assegurando que o bebê esteja em posição vertical durante a alimentação. Também é importante inclinar a garrafa para que o leite cubra a entrada da tetina.

Uma garrafa com tetina de fluxo rápido é melhor do que uma garrafa com uma tetina muito pequena. As tetinas de fluxo rápido ajudam a reduzir as chances de o bebê engolir o ar enquanto se alimenta. [3]

Como prevenir cólica

7

Aquecer o leite antes de alimentar o bebê. Uma vez que o bebê tem um trato digestivo imaturo, é importante aquecer o leite antes de se alimentar para prevenir a dor estomacal e a irritação devido à temperatura fria.

Como prevenir cólica

8

Evite beber bebidas que contenham cafeína. Se você está amamentando seu bebê, é importante evitar beber bebidas que contenham cafeína (café, chá, bebidas energéticas) à medida que as bebidas com cafeína agravam as cólicas devido ao seu componente ácido.

Os efeitos estimulantes da cafeína também podem ser transmitidos ao bebê, o que pode ser irritante para eles.

Como prevenir cólica

9

Alimente o bebê em quantidades pequenas e frequentes. É melhor alimentar seu bebê menores quantidades de leite com mais freqüência. Recomenda-se pequenas refeições para evitar muito vento dentro do estômago do bebê.

Para determinar a quantidade certa de alimentação de leite para o seu bebê, multiplique o peso do seu bebê em 150 mL. Por exemplo, se seu bebê pesa 3kgs, ela precisará de 450 mL de leite em um período de 24 horas.

Você pode dividir isso em 6 a 8 pequenas alimentações por dia, em intervalos de tempo regulares.

Método 2 Fornecer conforto

Como prevenir cólica

1

Dê ao bebê uma massagem. Dar a seu bebê uma massagem pode ser muito calmante para eles. Isso pode ser feito colocando o bebê em sua barriga e gentilmente esfregando suas costas.

Os braços, as pernas e a barriga também podem ser acariciados suavemente. Também pode ser útil aplicar pressão à barriga do bebê, pois isso pode ajudar a liberar qualquer vento preso.

Para aplicar pressão sobre a barriga, o bebê pode ser colocado com a face voltada para cima ou para cima com a barriga contra o ombro do guardião.

Como prevenir cólica

2

Mantenha o bebê o mais ativo possível. Você é encorajado a manter seu bebê ativo, pois alguns bebês com cólera respondem bem ao movimento.

Anda o bebê que chora por aí em seu portador ou leva o bebê para fora enquanto está no carrinho.

Você também pode tentar segurar o bebê em seus braços e balançá-los suavemente de um lado para o outro, ou mesmo dançar com eles.

Como prevenir cólica

3

Enrole o bebê em um cobertor quente. Tente embrulhar seu bebê em um cobertor quente que você acabou de tirar do secador. A combinação de sensação segura e calorosa ajuda a aumentar o conforto e reduzir o choro.

Como prevenir cólica

4

Dê ao bebê um banho morno. Alguns bebês podem ser acalmados por um banho quente em uma sala quente. Isso ajuda a aliviar qualquer tensão no corpo do bebê e torná-los mais confortáveis.

Como prevenir cólica

5

Saiba quando procurar ajuda médica. Embora a cólica seja relativamente normal e geralmente não seja motivo de preocupação, existem certas situações em que é aconselhável procurar ajuda médica:

Se o bebê chora constantemente por mais de 3 horas. Isso pode indicar que o bebê está em perigo ou dor intensa.

Se a barriga do bebê é difícil e ela não pode ser consolada (desde que tenha tentado todos os meios de consolá-la).

Se o bebê tiver uma febre acima de 100.5º F (38ºC). Isso indica que o bebê pode ter uma infecção e precisa ser tratado imediatamente.

Se você não tiver certeza de como cuidar do bebê e tem medo de causar dor adicional procure ajuda imediatamente.

Método 3 Criando um ambiente tranquilo

Como prevenir cólica

1

Distrair o bebê com ruído branco. Uma técnica que às vezes ajuda a acalmar um beijinho cólica está usando ruído branco para distrair o bebê. Este pode ser o ruído de uma aspiradora ou de um secador.

É importante notar que o bebê não deve ser colocado no secador em sua cadeira de transporte, pois isso não é seguro.

Como prevenir cólica

2

Jogue alguma música relaxante. Tente tocar música suave para o bebê, como clássico ou canção de ninar.

O bebê que chora também é susceptível de responder ao canto silencioso em segundo plano ou uma canção de ninar que tem cepas melódicas. Outros bebês também podem gostar de ouvir o som da natureza.

É aconselhável experimentar diferentes músicas e sons para descobrir o que ajuda a acalmar o bebê e o que eles gostam.

Como prevenir cólica

3

Crie um ambiente familiar tranquilo e pacífico. Tente criar um ambiente calmo e silencioso para o bebê. Alguns bebês experimentam cólicas como resultado de um ambiente ruidoso e estressante. Muita atividade na casa pode estimular demais o bebê, fazendo com que ela chore. [4]

Como prevenir cólica

4

Diminua as luzes brilhantes. As luzes brilhantes também podem estimular demais o bebê, pois podem não conseguir parar de olhar para eles. Todas as luzes brilhantes na casa devem ser esvaziadas, pois isso ajudará o bebê a relaxar e se acalmar.

Como prevenir cólica

5

Evite fumar ao redor do bebê. É aconselhável evitar fumar perto do bebê ou da casa. Estudos têm demonstrado que o fumo em segunda mão pode causar problemas de saúde em bebês, incluindo cólicas. Nos casos em que um dos pais é fumante, é aconselhável fumar fora da casa.

Dicas

O cólico é definido como chorando por mais de 3 horas por dia, mais de 3 dias por semana durante um período de 3 semanas. O cólico geralmente desaparece quando o bebê tem três ou quatro meses de idade.