Como priorizar

Advertisement

Às vezes, pode começar a parecer que todo o mundo está caindo. Trabalho e escola começam a empilhar, tarefas domésticas e responsabilidades, compromissos com amigos e familiares - não há horas suficientes em alguns dias. Aprender a priorizar eficazmente pode ajudá-lo a se tornar um trabalhador mais eficiente, economizando tempo, energia e estresse. Aprenda a organizar suas tarefas em categorias e níveis distintos de difíceis e comece a abordá-los como um profissional. Consulte a Etapa 1 para obter mais informações.

Modelo de lista de prioridades

Como priorizar

Sample Prioritize Daily

Como priorizar

Sample Prioritize Weekly

Parte 1 Fazendo sua lista de tarefas

Como priorizar

1

Escolha um cronograma para sua lista. Você está com uma semana particularmente ocupada? Um dia louco? Talvez pensar sobre tudo o que você precisa fazer antes do final do ano está te deixando louco. Seja qual for a natureza dos seus compromissos, selecione o cronograma da lista de prioridades que você deseja criar para ajudá-lo a começar a gerenciar essas prioridades e a traduzir esse estresse em ações significativas.

Os objetivos de curto prazo geralmente incluem coisas de muitas categorias diferentes. Você pode ter várias coisas que você precisa para terminar para o trabalho até o final do dia, bem como os recados que você precisa executar antes de ir para casa, e várias coisas para fazer em toda a casa quando você chegar lá. Você poderia ter uma lista de causantes do estresse, tudo o que precisa ser feito nas próximas horas.

Os objetivos de longo prazo podem incluir ambições maiores que precisarão ser divididas em várias etapas, você também precisará priorizar. Você pode colocar "aplicar para faculdades" em uma lista de tarefas a longo prazo, o que envolverá muitas atividades menores diferentes. O simples ato de derrubar isso, porém, simplificará e desmitificará o processo.

Como priorizar

2

Anote tudo o que você precisa fazer. Comece a quebrá-lo e escreva o que exatamente você precisa fazer em qualquer ordem que as coisas aconteçam para você. Dentro do período de tempo que você tem estressante, selecione todas as tarefas - por maior ou menor - que precisará ser realizada e listá-las. Liste os projetos que precisam ser realizados, as decisões que precisam ser feitas e os recados que precisam ser executados.

Como priorizar

3

Categorize as coisas que você precisa fazer. Pode ser útil dividir tudo em categorias separadas, basicamente criando diferentes listas de tarefas para as diferentes áreas da sua vida. As tarefas domésticas podem ser uma categoria, enquanto projetos de trabalho ou projetos escolares podem ser outros. Se você tiver uma vida social ocupada, pode haver muito acontecendo durante o fim de semana que você também precisa se preparar e priorizar. Crie listas separadas para cada um.

Alternativamente, se isso ajuda você a ter tudo em um lugar, você pode considerar a criação de uma tarefa geral de tarefas domésticas e responsabilidades, compromissos de trabalho e coisas necessárias para sua vida social. Se você se sente sobrecarregado, pode ajudar a ter tudo otimizado com tudo o resto, para que você comece a ver a importância das tarefas individuais em comparação com outras. [2]

Como priorizar

4

Coloque a lista em ordem. Identifique as atividades mais importantes ou urgentes na lista e reescreva a lista com as que estão no topo. É tudo relativo a você e aos tópicos da sua lista, então você pode decidir que as atividades da escola triunfam em projetos de trabalho, ou vice-versa.

Alternativamente, se tudo é igualmente importante e necessário, mantenha a lista desordenada e aborde-a alfabeticamente ou aleatoriamente. Enquanto você estiver ativamente marcando coisas fora da lista, tudo o que importa é que você está fazendo as coisas.

Como priorizar

5

Mantenha a lista visível. Especialmente verdadeiro para listas de longo prazo, mantenha sua lista em algum lugar visível onde você poderá usá-lo como lembrete para o que você precisa para terminar, cruzando ativamente ou verificando os itens conforme os completos.

Se você tem uma lista analógica em um pedaço de papel, coloque-o em algum lugar que você olhe, como a porta da geladeira ou um quadro de avisos perto da porta da frente ou da parede do escritório.

Alternativamente, você pode manter uma lista no seu desktop aberto enquanto você trabalha em outras coisas, para que você possa mantê-lo fresco em sua mente e exclua os itens quando você termina.

Post-it notes fazem excelentes lembretes em torno da casa. Se você colocar um Post-it lembrando que você trabalhe em seu papel na tela da televisão, você se lembrará de fazer o que é importante em vez de desperdiçar o tempo fazendo algo menos produtivo.

Parte 2 Ranking de seus projetos

Como priorizar

1

Classifique a importância de cada tarefa. Quais são as coisas mais importantes na sua lista? Em geral, você pode decidir que as tarefas de trabalho / escola superam as tarefas domésticas e domésticas, embora existam certas outliers. Você tem que comer e tomar banho, por exemplo, embora a lavanderia possa aguardar outro dia enquanto você termina um importante projeto de trabalho.

Decida em alguns níveis diferentes, talvez três, classificar as diferentes tarefas e critérios em sua lista. As tarefas de alta, média e baixa importância podem ser a melhor e mais simples maneira de começar a classificar a importância das coisas em sua lista. Seja judicioso em decidir.

Como priorizar

2

Posicione a urgência de cada tarefa. Considere os próximos prazos e sua capacidade de trabalhar dentro desses prazos. O que precisa ser feito o mais rápido? O que precisa ser feito até o final do dia? O que você poderia comprar um pouco mais de tempo?

É importante considerar o tempo que leva você a realizar cada uma das tarefas, talvez até mesmo atribuir um tempo determinado a certas coisas. Se você considerar uma prioridade para exercitar todos os dias, mas você tem uma quantidade louca de trabalho para fazer, dê-se um limite de exercícios de 30 minutos e encontre um lugar para se encaixar.

Como priorizar

3

Classifique o esforço necessário para cada tarefa. Pode ser fundamental que você obtenha algo para o escritório de pós-venda até o final do dia, mas esta não é uma tarefa difícil. Posicione tudo na sua lista em termos de dificuldade, então você saberá como situá-la em relação a outras tarefas.

Pode ser eficaz usar níveis como Difícil, Moderado e Fácil para classificá-los, ao invés de tentar julgá-los em relação uns aos outros. Não se preocupe em colocá-los em ordem antes de ter dado a cada item sua própria classificação, se for útil para fazê-lo.

Como priorizar

4

Compare todas as tarefas e ordene a lista. Coloque no topo da lista as tarefas mais importantes e urgentes que exigirão o mínimo de esforço para tentar maximizar seu trabalho no tempo que você atribuiu para isso.

Parte 3 Atacando a Lista

Como priorizar

1

Faça uma coisa de cada vez e veja até a conclusão. É difícil fazer o seu caminho através da lista escolhendo cereja e fazendo um pouco de tudo. Após várias horas, sua lista ficará exatamente como parece agora: incompleta. Em vez de trabalhar em pequenos bits, faça uma coisa até terminar e depois mude para a próxima coisa na sua lista depois de uma breve pausa. Não trabalhe com outra coisa na lista até terminar as primeiras e mais importantes coisas.

Alternativamente, você pode procurar projetos de várias listas que possam ser efetivamente combinadas. Embora possa não ser uma ótima idéia tentar rever suas notas de matemática e escrever seu documento de história ao mesmo tempo, você pode se sentar na lavanderia e esperar que suas roupas se secem durante o estudo, economizando tempo fazendo tarefas importantes finalizadas . [3]

Como priorizar

2

Decida o que delegar e o que deixar escorregar. Se a Internet estiver no fritz em sua casa, pode ser tentador dirigir-se para a biblioteca, começar a ler no wi-fi para que você possa diagnosticar o problema a partir do zero, mas não se você terminar de cozinhar o jantar, grau vinte papéis na manhã seguinte, e fazer outras cinquenta. Será melhor chamar a empresa de cabo?

Está tudo bem para decidir que algo simplesmente não vale a pena o tempo, ou que delegar uma tarefa a um custo supera o tempo que você pode gastar nela. Você poderia comprar um fio de cerca novo e caro, ou você poderia salvar o seu próprio, penteando o junkyard com esmero, penegando uma sucata áspera por várias horas no sol quente, mas se isso só for poucas economias, pode ser mais vale a pena comprar novos fios.

Como priorizar

3

Alternar a variedade de tarefas em sua lista. Destruir o tipo de atividades que você faz ajudará a mantê-lo fresco ao longo de suas tarefas e ajudá-lo a passar pela sua lista mais rapidamente. Alternar uma lista de lição de casa com uma lista de tarefas domésticas para ser o trabalhador mais efetivo que você pode ser. Faça breves intervalos entre eles e faça tarefas diferentes. Você ficará fresco e eficiente.

Como priorizar

4

Comece com as tarefas menos desejáveis ​​ou difíceis. Dependendo do seu temperamento, pode ser bom para a sua própria moral, se você conseguir o primeiro, que está ansioso pelo menos. Pode não ser necessariamente o mais difícil ou o mais importante, mas conseguir sair do caminho para salvar as atividades menos dolorosas para mais tarde pode ser eficaz para algumas pessoas.

Seu ensaio em inglês pode ser mais importante do que sua tarefa de matemática, mas se você realmente odeia as matemáticas, saia do caminho primeiro para que você possa limpar todo o tempo que precisa dedicar unicamente ao ensaio, dando-lhe sua atenção plena e irrestrita .

Como priorizar

5

Deixe a importância superar a urgência em alguns casos. Você pode ter uma situação em que você só recebeu 10 minutos para atravessar a cidade para a biblioteca para pegar o novo disco do Game of Thrones que você ordenou, tornando-o o mais urgente em sua lista, mas naquele momento talvez seja melhor gastar a tarefa mais importante de começar a trabalhar em seu ensaio em inglês. Você terá adquirido mais tempo esperando para pegar seu DVD até o dia seguinte, quando você pode ter mais tempo para isso.

Como priorizar

6

Transforme tarefas fora da lista conforme você as completa. Parabéns! À medida que você se desloca através da lista, aproveite um momento feliz para atravessar cada coisa, excluindo-o do arquivo ou cortando-o agressivamente com um bolinho enferrujado e colocando cerimoniavelmente a sucata em chamas. Tire um minuto para recompensar-se por cada pequena realização. Você está fazendo isso!

Suprimentos

Lápis

Papel

Marcador

Dicas

Considere dividir uma tarefa longa em várias tarefas mais curtas. Tarefas mais curtas são menos assustadoras e mais fáceis de realizar.

Seja realista com o que pode ser realizado dentro de um determinado período de tempo.

Com um projeto escolar, as coisas que valem mais pontos ou devidas antes devem estar no topo da lista.

Uma meia hora a uma hora por tarefa é uma quantidade razoável de tempo para se concentrar antes de precisar de uma pausa.

Coloque o tempo de lado para o inesperado.

Se duas tarefas tiverem a mesma importância ou urgência, considere a tarefa que requer o mínimo de esforço.

Tarefas que exigem maior esforço podem precisar de consideração especial para colocar um período de tempo de lado para completá-los.

Ajude e ensine os outros. Se você completar suas tarefas antes do tempo, ofereça para ajudar e ensinar sua família ou amigos. Seus pais podem recompensá-lo com dinheiro extra em seu subsídio.

Omita ou atrase algumas tarefas se elas forem de pouca importância e exigem muito esforço.

Use o bloco de palavras ou uma planilha em seu computador. Isso omite ter que recopiar uma lista.

Você deve dominar seu tempo e planejar com antecedência, também manter uma boa atitude e não procrastinar.

Avisos

Sua própria segurança e a segurança de outros é a primeira prioridade em todas as tarefas.

Sua vida pessoal, felicidade e integridade devem estar no topo da sua lista de prioridades.